Por Débora de Oliveira.
Título: Percy Jackson e O Último Olimpiano | Tradução de: Raquel Zampil | Nº de Páginas: 384 |
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos, Livro 5 | Ano de Lançamento: 2009 | Nº de Capítulos: 23 |
Autor: Rick Riordan | Editora: Intrínseca, 1ª Edição, 2010 | Título Original: The Last Olympian |
Olá, queridos(as) leitores(as)!
O post de hoje foi feito com muito carinho para você que vem acompanhando a saga Percy Jackson e Os Olimpianos, a épica jornada de autoria de Rick Riordan, em que o filho de Poseidon enfrenta monstros mitológicos impressionantes e poderosos que vivem em nosso mundo contemporâneo.
Se você ainda não acompanha esta maravilhosa história do filho do deus do mar, mas gosta de bons livros de aventura e fantasia, não deixe de dar uma olhada em nosso post sobre o primeiro volume desta série, Percy Jackson e O Ladrão de Raios. Garanto que você vai se divertir bastante e vai amar as aventuras deste jovem semideus!
Em Percy Jackson e O Último Olimpiano, chegamos ao desfecho desta incrível saga e é possível dizer que as batalhas enfrentadas por Percy são tão emocionantes quanto as enfrentadas pelo invulnerável Aquiles, cujo único ponto fraco era o calcanhar; pelo corajoso Teseu, que enfrentou o Minotauro no Labirinto de Creta; ou por Héracles (mais conhecido como Hércules), que realizou 12 trabalhos perigosíssimos, como enfrentar o temido Leão de Nemeia.
Até aqui, Percy Jackson, com ajuda de seus companheiros, desvendou o roubo do raio-mestre de Zeus, desbravou o revolto Mar de Monstros, suportou o fardo da terrível Maldição do Titã, conseguiu sair vivo do complexo Labirinto de Dédalo e agora se encontra diante de um obstáculo que, talvez, seja intransponível: a Grande Profecia que o envolve e que o coloca em uma difícil posição perante a grande revanche que Cronos planeja contra os aliados de Zeus.
O Senhor dos Titãs busca se vingar dos deuses do Olimpo por sua derrota na Titanomaquia e, assim, recuperar o direito de governar o Universo. Para tanto, conta com o apoio do rancoroso semideus Luke, filho de Hermes, para formar um exército capaz de ajudá-lo a se reerguer. E estão se alistando neste ressentido exército, entre outros, monstros sinistros e semideuses que, assim como Luke, se sentem abandonados e desprezados por seus pais divinos.
Imagine a mágoa que alguns heróis devem sentir ao serem criados em um acampamento, longe dos pais, que muitas vezes sequer se dão o trabalho de se apresentar a eles… Pense na raiva que os filhos de deuses considerados menores sentem ao não terem um chalé próprio… E como devem se sentir todos estes semideuses que são esquecidos no abarrotado chalé de Hermes… Estes são erros pelos quais o Monte Olimpo poderá pagar caro, levando consigo toda a civilização ocidental à ruína. Ao menos é o que esperam Cronos e seus aliados.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre o livro Percy Jackson e O Último Olimpiano.
Percy Jackson e O Último Olimpiano, do escritor texano Rick Riordan, foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, com tradução de Raquel Zampil. Esta obra ainda não possui uma adaptação audiovisual, mas isto poderá ocorrer em breve no serviço de streaming da Disney, o Disney+, visto que há previsão de que uma série inspirada nesta coleção seja lançada por lá em dezembro de 2023.
No quinto livro da série Percy Jackson e Os Olimpianos, Rick Riordan nos transporta para um verdadeiro e colossal combate, tão tenso quanto a lendária Guerra de Tróia ou quanto a Guerra dos Titãs. O resultado deste conflito pode afetar toda a existência da civilização ocidental.
No início deste volume nosso herói volta para o apartamento de sua mãe para passar o ano letivo, mas não deixa de participar do planejamento para a batalha que se aproxima junto aos campistas meios-sangues.
Como se sente nervoso e preocupado, passa a sair constantemente com sua amiga mortal Rachel Elizabeth Dare, que estuda na mesma escola que ele (sim, ele conseguiu a proeza de não ser expulso!). E, para alegria de Percy, ele agora tem um padrasto que está verdadeiramente sendo capaz de fazer sua mãe feliz.
Mas a hora de começar a agir se aproxima e um dos líderes de chalé do Acampamento Meio-Sangue aparece para buscar Percy para que os dois executem um plano que ambos estavam ensaiando há algum tempo.
Após a execução deste plano, já de volta à Colina Meio-Sangue, os preparativos para a guerra são intensificados e o filho de Poseidon finalmente recebe autorização para conhecer inteiramente a Grande Profecia. Temendo não ser capaz de resolver a questão, passa a se sentir cada vez mais tentado a aceitar as ideias do filho de Hades, Nico di Angelo, imaginando assim, ganhar alguma vantagem na luta contra o Senhor do Tempo.
Os Olimpianos estão ocupados tentando parar Tifão, que conseguiu se libertar (talvez com uma não intencional ajudinha de Percy) e ruma para Nova York para destruir o Monte Olimpo. Porém, um Último Olimpiano resiste na sala dos tronos, onde tenta manter acesa a chama da nossa civilização como a conhecemos. Sua única esperança é que os planos do filho do deus do mar funcionem e que ele faça a escolha de preservar o Olimpo, para que todos tenham, outra vez, um pouco de paz.
Ainda que as forças dos campistas pareçam mínimas se comparadas ao exército reunido por Cronos com a ajuda de Luke, eles defenderão a área de Manhattan e o Empire State enquanto houver esperança, pois, como dizem, ela é a última que morre. E, esperamos, para o bem de todos, que ela permaneça na Caixa de Pandora por toda a eternidade.
Será que os heróis aliados a Percy Jackson serão suficientes para proteger o Olimpo e a civilização ocidental contra o exército de Cronos? Os deuses conseguirão vencer o monstruoso Tifão, que já lhes deu tanto trabalho no passado? Será que o filho de Poseidon fará a melhor escolha quando a hora chegar ou ele será o responsável pela queda dos deuses olímpicos? E será que o menino sobreviverá e poderá enfim revelar seus sentimentos pela filha de Atena?
O desfecho da saga Percy Jackson e os Olimpianos é instigante, emocionante e cheio de aventuras. Fatos importantes para a resolução da guerra contra Cronos vêm à tona e trazem novas possibilidades para os campistas, que tentam a todo custo manter o mundo protegido contra as loucuras do Senhor Titã. O que esperar de um ser enorme que foi capaz de devorar os próprios filhos logo após o nascimento deles?
A saga como um todo é maravilhosa, repleta de seres mitológicos e mitos gregos do início ao fim, estimulando nossa imaginação de uma forma bastante divertida e fazendo da série Percy Jackson e Os Olimpianos um grande sucesso, com milhares de fãs ao redor do mundo. E, como um bônus, ensinando um pouco de história e valores essenciais para a conquista de um grande objetivo comum: um mundo mais justo, feliz e seguro para todos.
Um fato importante é que, recentemente, o autor Rick Riordan lançou um novo volume para esta série, que agora conta com seis livros, do qual o último é Percy Jackson e O Cálice dos Deuses. Porém este novo volume não interfere na história que se encerra em O Último Olimpiano.
O Cálice dos Deuses trata de uma nova história que traz personagens dos cinco volumes originais, agora um pouco mais velhos. Sim, parece que os heróis semideuses querem ir para a faculdade. Pode ser até que o autor desenvolva mais esta história e lance novos volumes, até porque, ele criou vários livros derivados do universo de Percy Jackson, inclusive explorando outras mitologias além da grega.
Se vocês quiserem, no futuro podemos conversar sobre alguns destes livros derivados e sobre o novo volume desta saga. Porém, é importante lembrar que os cinco volumes que vão de O Ladrão de Raios até O Último Olimpiano são uma história completa, com um início intrigante, um desenvolvimento muito bem feito e um desfecho perfeito. O que vem depois é bônus.
Você já leu o livro Percy Jackson e O Último Olimpiano? O que achou dele? Deixe um comentário respeitoso a seguir e vamos juntos ficar De Olho na Literatura!
* Os links para o livro Percy Jackson e O Último Olimpiano, Percy Jackson e O Cálice dos Deuses e para os livros da saga Percy Jackson e Os Olimpianos são do Programa de Associados Amazon. Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerada pelas compras qualificadas efetuadas, pelas quais recebo comissão. Caso você compre algum destes produtos através dos links presentes neste post, você ajudará o De Olho na Literatura a se manter no ar. Obrigada!
Esse volume é eita atrás de vish! O que mais me impactou foi o significado de “o último olimpiano”
Oi Daniel! Verdade! E o significado de “o último Olimpiano” também me surpreendeu. Muito obrigada por estar sempre aqui!