Por Débora de Oliveira.
Título: Percy Jackson e A Maldição do Titã | Tradução de: Raquel Zampil | Nº de Páginas: 336 |
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos, Livro 3 | Ano de Lançamento: 2007 | Nº de Capítulos: 20 |
Autor: Rick Riordan | Editora: Intrínseca, 1ª Edição, 2009 | Título Original: The Titan’s Course |
Olá, queridos(as) leitores(as)!
O post de hoje traz uma maravilhosa indicação de leitura para você que gosta de bons livros e de histórias de heróis mitológicos como Hércules, Aquiles e Jasão, o famoso líder dos Argonautas. Sobretudo se você gostar de aventuras que envolvam os temidos Titãs, seres enormes que, de acordo com a cultura da Grécia Antiga, reinaram sobre a Terra antes do domínio de Zeus.
Se você não os conhece, não se preocupe. A leitura da saga Percy Jackson e Os Olimpianos, da qual Percy Jackson e A Maldição do Titã é o terceiro volume, será uma empolgante apresentação destes seres e de outros mitos gregos, que são combinados com nosso mundo contemporâneo de uma forma encantadora pelo autor Rick Riordan (se você ainda não viu nada sobre esta brilhante saga, leia a resenha do primeiro volume, Percy Jackson e O Ladrão de Raios clicando aqui).
A mitologia grega conta que os Titãs eram filhos de Urano (divindade que representava os céus) e de Gaia (divindade que representava a Terra). Urano, temendo que seus filhos lhe tomassem o trono, passou a aprisioná-los, causando um intenso sofrimento à Gaia.
Entre os Titãs, Cronos, o mais novo, enfrentou o pai para salvar seus irmãos e acabou conquistando o direito de governar no lugar dele. Enfurecido, Urano profetizou que Cronos também seria destronado por um filho quando chegasse a hora.
Ao longo de seu reinado, Cronos teve filhos poderosos com sua esposa, Reia. Mas, com medo da profecia, passou a engolir os próprios filhos logo que eles nasciam. Por isso, Reia ficava entristecida com o marido e decidiu enganá-lo, escondendo o recém-nascido Zeus até que ele se tornasse forte o bastante para fazer com que o pai libertasse seus irmãos, desafiando o Senhor do Tempo pelo trono, tal qual Urano previra.
Houve então, uma sangrenta e longa guerra, conhecida como Guerra dos Titãs ou Titanomaquia, onde se enfrentaram os aliados dos Titãs, liderados por Cronos, contra o exército de aliados de Zeus.
Após batalhas intensas, exaustivas e com alto poder de destruição, Zeus saiu vitorioso, passando a reinar a partir do Monte Olimpo com apoio de seus irmãos. A maioria dos Titãs foi lançada no abismo do Tártaro, com exceção de alguns aliados mais perigosos de Cronos, que receberam castigos diferentes. E alguns destes castigos foram fardos pesados demais até mesmo para um Titã carregar, como uma verdadeira maldição.
Se você acompanha a história do nosso querido herói semideus, Percy Jackson, não deve se esquecer de que, embora Cronos tenha sido divido em pedaços antes de ser lançado no Tártaro, ele está tentando se reerguer e buscando formar um exército capaz de ajudá-lo a ter seu sonhado revanche contra Zeus e, assim, reconquistar o trono que perdeu. A fim de impedir que Cronos obtenha sucesso, Percy e seus amigos enfrentarão armadilhas, monstros improváveis e a terrível Maldição do Titã.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre o livro Percy Jackson e A Maldição do Titã.
Percy Jackson e A Maldição do Titã é o terceiro livro da série Percy Jackson e Os Olimpianos, escrita por Rick Riordan, texano nascido em 1964. No Brasil a obra, com tradução de Raquel Zampil, foi publicada pela Editora Intrínseca.
Ainda não houve, porém, adaptação audiovisual deste volume como ocorreu com os dois primeiros da saga. No entanto, é possível que isto ocorra em breve no serviço de streaming da Disney, o Disney+, visto que há previsão de que a primeira temporada da série Percy Jackson e Os Olimpianos, baseada na obra de mesmo nome do autor Rick Riordan, seja lançada em dezembro de 2023.
Nesta vibrante continuação das aventuras do filho do deus do mar, Percy Jackson está de volta ao mundo dos humanos para o ano letivo. Porém, as festas de fim de ano se aproximam e o inverno está bem rigoroso: é hora de os alunos terem algum descanso para aproveitar o tempo com a família.
Contudo, Percy não é um humano comum: ele é um semideus. E, como bom filho de Poseidon, deve ajudar a proteger o Acampamento Meio-Sangue e o próprio Olimpo das armações do rancoroso filho de Hermes, Luke, que age com intenção de trazer de volta do Tártaro o Titã Cronos.
Quíron, o centauro treinador de heróis, temendo que o exército que Luke está reunindo se torne capaz de invadir o acampamento, pede que os sátiros interrompam por algum tempo sua nobre busca ao Senhor da Natureza, o deus Pã, para intensificar a procura por novos recrutas semideuses. E é para isto que Grover pede ajuda a Percy, Annabeth e para outra querida amiga meio-sangue, cujo retorno talvez seja uma armadilha do Senhor dos Titãs, buscando novas formas de controlar a Grande Profecia.
Supostamente, dois novos semideuses foram encontrados em uma escola e os campistas precisam confirmar se eles de fato são filhos dos deuses para então, levá-los em segurança para a Colina Meio-Sangue. Mas monstros sempre estão no caminho de possíveis heróis e pode ser que nem tudo aconteça como o esperado para Percy e seus companheiros neste importante resgate.
Durante o inverno, algumas hóspedes valentes precisam usar o chalé 8, pois sua líder partiu em uma missão para encontrar um poderoso monstro recém-despertado, tão antigo quanto a rivalidade entre deuses e titãs, e que poderá causar a destruição do Monte Olimpo. No entanto, um plano perverso parece ter sido muito bem tramado e a Caçadora se torna a caça, fazendo com que suas fiéis seguidoras, Percy Jackson e seus amigos precisem ajudá-la, além de socorrer outra pessoa também muito amada pela maioria dos campistas.
Será que tudo terminará bem? Será que os novos campistas permanecerão em segurança e a missão concedida pelo Oráculo de Delfos será um sucesso? Haverá alguém capaz de sustentar o fardo da Maldição do Titã?
Percy Jackson e A Maldição do Titã é um dos livros mais comoventes e sombrios da série Percy Jackson e Os Olimpianos. Ao longo dos vinte capítulos desta obra surgem mais e mais incertezas na cabeça (e no coração) de nosso herói, e fatos novos fazem com que a Grande Profecia fique ainda mais evidente, o que preocupa, com certeza, os Olimpianos. Em contrapartida, tudo isso anima os integrantes do exército do Senhor do Tempo.
Como todos os títulos da saga, A Maldição do Titã conta com um ritmo que nos mantém bem longe do tédio, sendo rica em ação, aventura e mitos gregos, cujo uso se mostra cada vez melhor amarrado para sustentar uma história digna dos heróis mais conhecidos do ocidente e capaz de encher de orgulho uma deusa com olhos cinza-tempestade como os de nossa querida, corajosa e sábia, Annabeth.
Você já leu o livro Percy Jackson e A Maldição do Titã? O que achou dele? Deixe um comentário respeitoso a seguir e vamos juntos ficar De Olho na Literatura!
* Os links para o livro Percy Jackson e A Maldição do Titã e para os livros da saga Percy Jackson e Os Olimpianos são do Programa de Associados Amazon. Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerada pelas compras qualificadas efetuadas, pelas quais recebo comissão. Caso você compre algum destes produtos através dos links presentes neste post, você ajudará o De Olho na Literatura a se manter no ar. Obrigada!
Amei a resenha! Fora que ela é do melhor livro da saga!
Obrigada pelo carinho e por estar aqui com o De Olho na Literatura desde nossa primeira resenha! Esse livro é muito bom mesmo!